Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Centrais fazem últimos preparativos para o “Dia do Basta”

Fonte: Força Sindical

todos os sites das centrais, sindicatos, federações e confederações devem colocar banners sobre o 10 de Agosto


Reunidos nesta quarta (25) na sede do Dieese, em São Paulo, os representantes das centrais sindicais debateram detalhes do “Dia do Basta” em defesa do emprego, da aposentadoria e dos direitos trabalhista. O evento será realizado no dia 10 de agosto em todo o País. Em São Paulo serão feitas paralisações nas empresas pela manhã e, às 10 horas, um grande ato conjunto na Avenida Paulista, onde serão distribuídos panfletos sobre o tema. No dia 2 de agosto, sindicalistas do setor de transportes – ônibus, metrô e trens – farão uma reunião em São Paulo para decidir sobre a participação deles no protesto.

“Estamos confiantes que este será um grande dia de manifestações de lutas pelo Brasil com base na Agenda Prioritária da Classe Trabalhadora, que nada mais é que a defesa dos direitos dos trabalhadores”, afirmou Miguel Torres, presidente interino da Força Sindical, do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e da CNTM.

Segundo ele, o objetivo é tentar convencer a população a aderir esse movimento, “que é um movimento em defesa do Brasil e dos trabalhadores. Esse evento já tem sido divulgado nas bases. O trabalhador quer isso: as centrais unidas defendendo seus direitos”.

Comunicação
João Carlos Gonçalves, Juruna, secretário-geral da Força, falou sobre a mobilização de categorias no Rio de Janeiro e no interior de São Paulo e propôs que, a partir desta segunda-feira, nos sites dos sindicatos, das centrais a primeira coisa a aparecer seja o banner do Dia do Basta, que foi feito unitariamente pelas centrais. Além disso, que os cartazes ou banner aparecessem também nos jornais dos sindicatos.

Maria Auxiliadora dos Santos, representante do Fórum Nacional das Mulheres das Centrais Sindicais sugeriu ‘ popularizar’ mais a agenda. Na sua opinião, o texto da agenda prioritária está lindo mais técnico.” Devemos usar a linguagem do povo sobre educação, saúde segurança para os trabalhadores”, disse.

Juruna lembrou que a agenda não está engessada. Cada sindicato, federação ou confederação pode usar seu discurso para divulgá-la porque cada um tem um jeito de falar.

Levy  Gonçalves, diretor da Federação dos Químicos do Estado de S. Paulo, informou que todos os sindicatos foram informados do Dia do Basta e estão trabalhando na mobilização dos trabalhadores.