Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Doria diz que ‘questões políticas’ não devem ser discutidas na escola

Fonte: G1

Ele foi perguntado sobre ‘Escola sem Partido’, proposta discutida no Senado.
Candidato tucano à Prefeitura de São Paulo teve encontro com sindicalistas.

doria

O candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, João Doria, afirmou nesta terça-feira (27) ser contrário a que se discutam “questões políticas” nas escolas. O tucano foi perguntado sobre o “Escola sem Partido”, movimento de pessoas que criticam o que chamam de “doutrinação partidária” nos colégios.

O movimento começou a tomar força em 2015, desde que câmaras municipais, assembleias legislativas e o Congresso Nacional começaram a debater projetos de lei inspirados no grupo. A proposta já é lei em Alagoas e em dois municípios brasileiros.

O candidato tucano foi perguntando sobre se concorda com a proposta em discussão do Senado, do senador Magno Malta (PR-ES). O projeto de lei prevê a “neutralidade” dos docentes diante de questões políticas, ideológicas e religiosas em sala de aula. “Concordo com escola sem partido, não estou analisando a proposta do Magno Malta. Entendo que questões políticas não devam ser debatidas na escola”, declarou.

“Quero só dizer que, no plano municipal, nas escolas públicas na cidade de São Paulo, política não será objeto de ensino na cidade de São Paulo. Política partidária, não. História, sim”, completou.

Doria participou de encontro com sindicalistas promovido pele Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, Mogi das Cruzes e Região. A ideia da conversa era discutir a relação com trabalhadores, a criação de empresas e emprego e a qualificação dos profissionais.

Por cerca de 30 minutos, o candidato falou da própria história e comentou algumas de suas propostas. Ele voltou a falar da remuneração do prefeito e disse não querer receber salário, “Quero ser um servidor público”, disse. Ao final de sua fala, em conversa com jornalistas, ele afirmou que doará os seus salários.

“Eu, na Prefeitura, como prefeito, vou doar 48 salários. São quatro anos de salário, para entidades do terceiro setor, para dar uma demonstração que eu quero ser um servidor público. Isso eu vou fazer”, disse.

Doria também foi perguntado sobre o pedido do Ministério Público à Justiça Eleitoral pela cassação do registro da candidatura dele. “Já enviou tantas, essa é a 25ª, 26ª vez, com todo respeito ao Ministério Público. Já pediram antes [a cassação da chapa], como fizeram antes. Nós vamos responder, como ganhamos todas as outras vezes. Vamos ganhar esta também. Eu respeito o Ministério Público”, disse.