Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Unesp promove hoje debate sobre 100 anos da greve de 1917

 

Greve geral que abalou SP

O Centro de Documentação e Memória (Cedem) da Universidade Estadual Paulista realiza nesta terça (20), a partir das 18h30, debate sobre os 100 anos da Greve Geral de 1917. O evento tem apoio do Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho, Centro de Memória Sindical e da Fundação Maurício Grabois.

A atividade conta com participação de Augusto Buonicore, historiador e presidente do Conselho Curador da Fundação Maurício Grabois; e do consultor sindical João Guilherme Vargas Neto. A mediação é de Solange Souza, historiógrafa do Cedem.

A greve geral de julho de 1917 foi um marco na história da classe operária brasileira. Os trabalhadores reivindicavam melhores salários, jornada de trabalho reduzida, contra ambientes insalubres e jornadas noturnas para mulheres e crianças.

Livros – O escritor e ativista social José Luiz del Roio lançará seu livro “A greve de 1971: Os trabalhadores entram em cena”, da editora Alameda Casa Editorial. Haverá também lançamento da obra “Cinco mil dias”, da editora Boitempo, organizada por Gilberto Maringoni e Juliano Medeiros e escrito por 52 autores. Haverá sessão de autógrafo.

Local – O Cedem está localizado na Praça da Sé, 108, 7º andar.

Inscrições – O evento é gratuito. Para se inscrever, clique aqui.

Fontes: Agência Sindical e Unesp