Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

1º de Maio celebra lutas e avanços

“Desenvolvimento com menos juros, mais salários e empregos”.

Este é o lema do 1º de Maio 2012 celebrado pela Força Sindical em parceria com as centrais CTB, CGTB, Nova Central e UGT. O tema é bem atual, confronta com o momento econômico que o Brasil está vivendo, e leva a uma importante reflexão.
O 1º de maio comemora a luta dos trabalhadores pela dignidade, cidadania, justiça social e suas conquistas. Conquistas decorrentes de grandes confrontos travados ao longo dos séculos contra a exploração e a exclusão, e que resultaram em direitos consagrados na legislação, na organização dos trabalhadores, no fortalecimento dos sindicatos e que vêm permitindo uma participação cada vez maior dos trabalhadores nas decisões políticas, econômicas e sociais do País.
Entre muitas conquistas alcançadas destacamos os aumentos reais de salários, a política de aumento anual do salário mínimo, a jornada de 44 horas semanais e sua redução gradativa para 40h, 13º salário, PLR, férias mínimas de 30 dias mais um terço, adicional de 40% sobre o saldo do FGTS, estabilidade da gestante, normas regulamentadoras sobre saúde e segurança nos locais de trabalho, adicional de periculosidade, direito de greve, legalização das centrais sindicais, derrubada da Emenda 3, que acabava com o registro em carteira, e tantas outras.
Todas as conquistas são resultado de muitas lutas. Nenhuma foi concedida “de graça” por patrões ou governos. O alcance de cada uma é resultado da união, organização, mobilização dos trabalhadores e também de recursos financeiros. Só com a contribuição de todos os trabalhadores é possível ter sindicatos fortes e autônomos.
Precisamos avançar na luta. Estamos enfrentando um processo de desindustrialização, que vem ceifando nossa produção e ameaçando nossos empregos; brigando no Congresso Nacional pelo fim do fator previdenciário, do desconto do Imposto de Renda sobre os ganhos da PLR e abonos salariais, contra a terceirização irregular, pela valorização das aposentadorias e do trabalho decente.
São desafios do sindicalismo brasileiro que os trabalhadores vão transpor com sua força, mobilização e consciência política.
Vamos comemorar com alegria e empenho unitário mais este momento da história das lutas dos trabalhadores.
Viva o 1º de Maio!