Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

A luta continua!

A cada ano, o movimento sindical prepara sua agenda de luta e sabe que enfrentará muitas situações inesperadas, sem, contudo, perder sua disposição e capacidade de enfrentamento. 2012 não será diferente. É um ano de grandes expectativas e de muito planejamento, pois as ameaças aos direitos dos trabalhadores e ao avanço de mais conquistas políticas, sociais e econômicas são muito grandes. Vamos intensificar a mobilização nas bases, dar mais formação aos trabalhadores, atuar fortemente nas casas legislativas, junto ao empresariado e ir aonde o trabalhador precisar, seja ele metalúrgico ou não.

No ano passado, os metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, filiados à Força Sindical, conquistaram 10% de aumento salarial, incluindo mais de 3% de aumento real. Foi um dos melhores acordos firmados por uma categoria profissional.

Fechamos mais de dois mil acordos de PLR (Participação nos Lucros ou Resultados) que garantiram um montante de mais de R$ 180 milhões aos trabalhadores. Uma contribuição á distribuição de renda.

Numa campanha unificada com os metalúrgicos do ABC, bancários e químicos, fizemos abaixo-assinado pelo fim do desconto do Imposto de Renda na PLR e entregamos ao governo e Congresso Nacional.

Defendemos o pagamento do aviso prévio proporcional para os trabalhadores metalúrgicos demitidos nos últimos 24 meses, e entramos com processo na Justiça para garantir este direito estabelecido na Constituição desde 1988. Já ganhamos a primeira ação nesse sentido.

Fomos para as ruas contra as importações desenfreadas, que estão fechando nossas fábricas e empregos. Conseguimos, junto ao governo, medidas que elevaram o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) dos carros importados e determinaram que os veículos tenham, no mínimo, 65% de conteúdo nacional. Essa questão ainda não está fechada.

O movimento sindical foi protagonista em ações e debates contra os efeitos da crise financeira global, em defesa do desenvolvimento econômico, com trabalho decente, pleno emprego e justiça social.

Fizemos manifestações pela redução das taxas de juros, e a pressão vem surtindo efeito. A taxa Selic (juros básicos da economia) vem sendo reduzida.

Celebramos os 20 anos da Força Sindical, com o compromisso de continuar o exemplar histórico da central que luta pela classe trabalhadora, com espaço para a pluralidade de ideias de todos os companheiros sindicalistas das entidades a ela filiadas.

Nos mobilizamos para garantir aos trabalhadores das obras do PAC, em todo o Brasil, condições dignas de trabalho, e, aos aposentados, melhores benefícios, condizentes com a vida que tiveram para tornar real a grandeza de nosso País.

Em dezembro, fui eleito presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos/CNTM – entidade com 153 entidades filiadas e 1,2 milhão de trabalhadores representados -, com o compromisso de levar para todo o País uma bandeira de lutas comprometida com a igualdade e ampliação de direitos para todos os metalúrgicos do País.
Esta luta é de toda a sociedade!

Em 2012, a luta continua…

Pela Jornada Semanal de 40h
Pelo Trabalho Decente
Pelo fim do Fator Previdenciário
Por uma Política de Reajuste das Aposentadorias
Pela aprovação da Convenção 158 (contra a demissão injustificada)
Pela redução dos Juros
Pela Produção, a Indústria Nacional e o Emprego
Pelo Contrato Coletivo Nacional de Trabalho
Por Condições de Trabalho Seguras