Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Diálogo e Atitude

Por Miguel Torres*

“Nesta semana encerraremos na base metalúrgica de São Paulo e Mogi das Cruzes a primeira série de assembleias regionais de protesto contra a reforma Trabalhista aprovada pelo Congresso Nacional e pelo impopular governo Temer.

A palavra de ordem é resistir, inclusive com greves, e evitar que os patrões adotem as maldades desta nova e nefasta legislação.

Estamos conversando com os trabalhadores e as trabalhadoras, debatendo os pontos mais cruéis da reforma e preparando a categoria metalúrgica para os futuros enfrentamentos da relação entre capital e trabalho que, se já era tradicionalmente delicada, tudo indica que daqui pra frente não será nada amistosa.

Estamos aprovando também o nosso apoio aos trabalhadores da Nissan de Canton, Mississipi, Estados Unidos, que lutam pelo direito de sindicalização ao UAW (Sindicato dos Metalúrgicos dos Estados Unidos). Afinal de contas, se o sistema é globalizado, a luta contra a exploração capitalista também é global!

Iremos apoiar os metalúrgicos de outras bases e os trabalhadores de outras categorias que estarão em campanha salarial neste início de segundo semestre, pois é crucial a unidade de ação de resistência contra os ataques aos direitos e em defesa das conquistas das convenções coletivas.

Os metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes têm data-base em novembro, mas desde já contam com a nossa firme atitude em defesa de seus interesses, seus direitos e suas conquistas.

Isto é prioridade e nossa missão é persistir, dialogando com os demais setores progressistas, e partir pra cima dos traidores da Pátria, que continuam orquestrando o fim do sindicalismo e dos movimentos sociais.

Vamos mostrar a nossa força, a nossa relevância e a nossa história gloriosa de lutas e conquistas.

Vamos, enfim, enfrentar a crise, a recessão e a difícil conjuntura, não com discursos demagógicos, mas colocando em prática lutas incansáveis em defesa dos direitos, dos empregos, do trabalho decente, da dignidade do povo brasileiro e de um futuro soberano e mais feliz para o nosso amado Brasil!

Miguel Torres

presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo/Mogi das Cruzes e da CNTM (Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos) e vice-presidente da Força Sindical