Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Juros altos: um convite aos especuladores

Será anunciado, na 4ª feira da próxima semana, pela equipe econômica do governo, o resultado da reunião sobre a taxa básica de juros (Selic). Esperamos que, desta vez, o Copom tenha sensibilidade social e perceba que manter a atual política monetária, aumentando ou mantendo os juros, apenas aprofunda a crise, contrariando todas as expectativas da classe trabalhadora e do setor produtivo no que tange à geração de empregos e ao fortalecimento do País.

O conservadorismo equivocado demonstrado pelos tecnocratas do governo por ocasião da última divulgação da taxa, em 28 de maio, mantendo-a em 11% ao ano, tem de dar lugar a uma atitude progressista e coerente de reduzir substancialmente os juros para frear a inflação, incentivar a produção e o consumo, distribuir renda, combater o desemprego e a pobreza.

Manter os juros altos representa um convite tentador aos grandes especuladores. Tomara que, agora, o governo promova uma boa queda da taxa de juros e dê um passo importante para recolocar a economia brasileira nos trilhos do desenvolvimento pleno.

Miguel Torres, presidente da Força Sindica