Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Previsão de alta dos juros breca crescimento

Indicadores do mercado preveem um novo aumento da taxa básica de juros nas próximas reuniões do Copom (Comitê de Política Monetária), que acontecerão nos dias 2 e 3 de dezembro. Simultaneamente a este fato – altamente nocivo à classe trabalhadora –, as previsões também apontam para uma queda do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro em 2014/2015.

O levantamento foi elaborado pelo Banco Central, por meio de pesquisa com mais de cem instituições financeiras no início deste mês, e dá origem ao relatório de mercado conhecido como Focus, divulgado no último dia 10. No final de agosto o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografi a e Estatística) já havia informado que a economia brasileira havia sofrido uma retração de 0,6% no segundo trimestre deste ano, e que estaria, portanto, em “recessão técnica”, termo que caracteriza dois trimestres seguidos de PIB negativo.

A Força Sindical sempre questionou a postura do governo de persistir em sua política econômica equivocada, mantendo os juros em patamares estratosféricos, estrangulando a produção, inibindo o consumo, brecando a geração de postos de trabalho e deteriorando nossa já combalida economia. Nada em excesso faz bem, e o excesso de conservadorismo do governo só vai continuar trazendo malefícios e nos aprofundando, cada vez mais, em uma crise severa.

Miguel Torres, presidente da Força Sindical, CNTM e Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes