Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Protagonismo nas Campanhas Salariais

Artigo publicado no Diário de S. Paulo, edição de 25 de agosto de 2014

É inegável que o movimento sindical exerce, hoje, um importante papel como protagonista das lutas da classe trabalhadora – sem nos esquecermos, é evidente, do engajamento dos trabalhadores na defesa de suas demandas, como por melhores salários, pela manutenção e ampliação dos direitos e por novas conquistas, entre outras.

Um claro exemplo desse protagonismo foi o fato de categorias das mais diferenciadas filiadas à Força Sindical, com datas-base no 1º semestre, entre elas Alimentação, Eletricitários, Transporte de Valores e Rodoviários, terem conquistado, em suas campanhas salariais, reajustes com aumento real sobre os salários. E, para o segundo semestre, essas conquistas deverão ser ampliadas com as campanhas de categorias como Metalúrgicos, Químicos, Comerciários e Bancários, entre outras.

Segundo levantamento divulgado pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), em pesquisa realizada entre 340 categorias com datas-base no 1º semestre por todo o País, 93,2% tiveram reajuste salarial superior à inflação do período. Descontando-se a inflação, o aumento médio foi de 1,54%, maior em comparação ao mesmo período do ano passado, quando as 340 categorias analisadas conseguiram aumento real médio de 1,08% (83,5% do total).

E isto apesar de um cenário econômico nacional que se mostra enfraquecido e totalmente desfavorável, do retorno vigoroso da inflação, da queda da produção e do consumo, do sucateamento do parque industrial brasileiro, da crescente ameaça de desemprego, dos juros proibitivos e da proximidade das eleições gerais terem apostado todas as suas fichas contra nossas conquistas.

Fortalecer as lutas do movimento sindical é fortalecer a luta de toda a classe trabalhadora na busca por seus objetivos. Tornar-se sócio de seu Sindicato é unir forças para fecharmos acordos cada vez melhores e aumentar nossas conquistas. Associar-se ao Sindicato que o representa é tornar-se protagonista de sua própria história, senhor de suas próprias conquistas.