Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Vitória na luta contra a desindustrialização

O movimento sindical conquistou uma importante vitória na luta contra a desindustrialização e em favor da geração de empregos de qualidade: a aprovação da Resolução 72 nas comissões de Constituição e Justiça e de Assuntos Econômicos, do Senado, e no plenário da Casa, no dia 24.
O movimento sindical esteve lá no dia da votação para pressionar pela sua aprovação em definitivo.
A Resolução 72 unifica em 4% o ICMS sobre produtos importados e acaba com a chamada “guerra dos portos”, operação feita por alguns estados que facilitam a importação de produtos sem cobrança de impostos.
Isso onera os demais Estados, além de permitir que, cada vez mais, produtos importados entrem no Brasil concorrendo de forma desleal com os produtos nacionais, prejudicando a nossa indústria e ameaçando nossos empregos.
A Resolução 72 é uma reivindicação do movimento “Grito de Alerta em defesa da indústria nacional e do emprego” integrado pelas centrais sindicais, sindicatos de trabalhadores e entidades empresariais do setor produtivo.
O movimento tem várias outras reivindicações importantes: redução da carga tributária, dos juros, preço da energia elétrica, mais investimentos em qualificação dos trabalhadores, e vai manter a mobilização até que todas as medidas nessa direção sejam implementadas. Dessa forma vamos mudando o Brasil, promovendo o desenvolvimento econômico e social que queremos. Os trabalhadores metalúrgicos são peça fundamental para essa transformação.
Essa luta é de todos!